O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, é convidado do 'JR Entrevista' de 2023; R7 / 16.02.2023 O ministro da Justiç...
![]() |
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, é convidado do 'JR Entrevista' de 2023; R7 / 16.02.2023 |
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deu uma entrevista ao JR Entrevista nesta quinta-feira (16) e abordou algumas das pautas tratadas desde o início de sua gestão à frente da pasta. À jornalista Renata Varandas, Dino afirmou que, diferentemente do que foi especulado, ele não foi convidado a assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e confirmou que será candidato em 2030.
Dino disse ainda que uma eventual Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos extremistas ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, não tem funcionalidade, uma vez que há investigações no Poder Judiciário.
"Estamos ponderando que isso vai implicar na perda do foco principal. Temos o arcabouço fiscal, âncora fiscal, por consequente a taxa de juros, a reforma tributária. E aí se instala uma CPI na Câmara [dos Deputados], CPI no Senado, vai ter palco de repetição do que já está sendo investigado e, inclusive, judicializado. E aí a CPI vai julgar o que a Justiça está julgando? Não vejo sentido prático, mas, se quiserem fazer, é uma prerrogativa parlamentar", argumentou.
Questionado sobre a possibilidade de assumir uma vaga na mais alta Corte do país, Dino disse não saber. O posto será aberto em maio, com a saída do ministro Ricardo Lewandowski. Depois, perguntado sobre um convite para a função, afirmou: "Não. Não fui e acho que não serei. Nunca pensei nisso".
Na sequência, Dino falou sobre uma eventual disputa nas próximas eleições. "O senhor pretende ser candidato em 2026?", questionou a repórter Renata Varandas. "Não, 2030", respondeu o ministro.
Durante a entrevista, Dino defendeu, ainda, a regulação das plataformas digitais e destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apoia o debate sobre o tema no âmbito das Nações Unidas e do G20, bloco que reúne as grandes economias mundiais.
"É um debate internacional de enorme importância. O presidente Lula tem proposto, inclusive, que isso se dê no âmbito das Nações Unidas ou do G20. A União Europeia avançou nessa regulação. A questão principal é que não há nenhuma atividade humana que seja totalmente desregulada, porque se não tende a abusos. Nós estamos propondo, no Ministério da Justiça, a proteção da verdadeira liberdade de expressão, e tem a fronteira, que é o cometimento de crimes."
Flávio Dino concede entrevista à repórter Renata Varandas, no 'JR Entrevista'
RECORD TV / 16.02.2023A íntegra da entrevista vai ao ar no JR Entrevista, nesta quinta-feira (16), às 19h45, na Record News, no Portal R7, pelas redes sociais da Record Brasília e pelo Play Plus.